Bem-estar

20/11/2019 08h00

Cuide-se Bem!

Mudanças bruscas de temperatura costumam trazer problemas

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
2

Mudanças de Temperatura

É típico do sul do Brasil apresentar temperaturas variáveis, com dias quentes e outros mais frios, além da possibilidade de mudanças climáticas bruscas em um mesmo dia. 

Se você já saiu de casa com uma roupa fresca para enfrentar um dia de calor e acabou passando frio no fim da tarde, sabe do que nós estamos falando, não é mesmo? Essas alterações podem afetar a saúde, portanto, é necessário dar atenção a isso. 

Outro fator importante é que, com a aproximação do verão e dos dias mais quentes, é comum ocorrer um choque térmico devido à diferença de temperatura entre ambientes internos, com ar condicionado, e externos. Ou seja, o cuidado deve ser redobrado nesses casos!

Quer saber mais sobre o assunto e garantir o seu bem-estar? Então, continue a leitura! 

Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde

Embora a variação climática pareça inofensiva, e até bem-vinda, já que reduz o calor, ou o frio intenso, ela pode afetar o organismo. Com a temperatura fria, o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Contudo, se o clima fica quente logo em seguida, é necessário um desgaste maior para resfriá-lo, o que pode afetar o sistema imunológico e contribuir para o aparecimento de doenças, como gripe, resfriado, dor de cabeça, tosse, rinite alérgica etc. Somado a isso, há ainda a questão do clima seco em muitas regiões, que afeta olhos, nariz e garganta. 

Como se cuidar

Algumas atitudes ajudam a lidar com a instabilidade da temperatura e manter a saúde. Veja, a seguir, os principais cuidados que você precisa ter!

Mantenha o corpo hidratado

Beber bastante líquido, especialmente água, é essencial para deixar o corpo saudável e melhorar a imunidade. Com as temperaturas quentes, isso fica mais fácil, porém, o hábito deve existir, também, nos dias frios, principalmente se o clima estiver seco. 

Sendo assim, ande com uma garrafa de água e procure tomar cerca de dois litros por dia. Outra dica é fazer refeições equilibradas e incluir no cardápio frutas, verduras e legumes que tenham bastante líquido.

Evite o choque térmico

Locais climatizados proporcionam conforto em dias muito quentes ou frios. Entretanto, as mudanças bruscas de temperaturas ao sair de um ambiente interno para o externo, e vice-versa, podem ser prejudiciais para a saúde.

Além do desgaste do organismo para manter a temperatura do corpo, sair de um ambiente frio para outro muito quente, por exemplo, pode causar queda de pressão sanguínea e gerar vertigem e mal-estar em algumas pessoas.

Diante disso, é necessário tomar algumas precauções para reduzir o choque térmico, tais como:

·       Mantenha o ar condicionado em uma temperatura adequada: a recomendação é manter o aparelho em torno de 23°C. Assim, há um conforto térmico e você diminui o impacto quando precisar sair do local; 

·       Desligue o ar condicionado um pouco antes de sair do ambiente: isso serve para que o corpo se acostume gradativamente com a temperatura externa. A recomendação também é válida para quando você estiver no carro, por exemplo; 

·       Utilize agasalhos em ambientes climatizados: nem sempre é possível controlar a temperatura do ar condicionado. Por isso, tenha um agasalho por perto para manter o corpo aquecido caso o local esteja muito frio. Ao sair do ambiente, permaneça com a blusa até o corpo se adaptar à nova temperatura. 

·       Evite uma variação de temperatura frequente: transitar o tempo todo de um local a outro com diferentes temperaturas aumenta o desgaste do organismo, já que ele precisa de um certo tempo para se adaptar a essas mudanças.

Seja em dias de calor intenso, ou em climas mais frios, é necessário dar atenção às mudanças bruscas de temperatura para evitar que afetem a sua saúde.


 

 

X