Crescimento pessoal

17/09/2020 08h00

A palavra no agora

Ferramentas para ritualizar, expressar e comunicar a dor para o alento.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
71514(1)

Palavras

O projeto A palavra no agora é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa que surgiu a partir da constatação dos múltiplos prejuízos causados pelo coronavírus: o trauma pela perda de pessoas queridas e as perdas simbólicas de convívio, das rotinas, do trabalho, do cotidiano que dá concretude à existência.

A participação de escrita é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa, mesmo quem nunca escreveu. São roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre esse momento.

Os envios ficam registrados em uma página ligada ao site do museu, mas podem ser publicados sob pseudônimo, só com as iniciais ou anonimamente caso o autor deseje.

Além do incentivo à escrita, o projeto disponibiliza trechos de obras literárias que se relacionam de diferentes formas com o presente e resenhas de livros, músicas e produções audiovisuais que também podem ajudar a atravessar os momentos difíceis.

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi destruído por um incêndio em 2015 e sua reabertura foi anunciada para junho de 2020. Mas ela precisou ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus e, por enquanto, não tem uma nova data para acontecer.

O projeto está disponível gratuitamente em https://noagora.museudalinguaportuguesa.org.br

X