Família
26/11/2020 08h00
A magia do Natal está viva
A Serra Gaúcha abriga os maiores eventos do país dedicados ao Natal, que também são destaque entre os maiores do mundo
Por Nosso Bem Estar

Natal Luz
Em 1986, a cidade de Gramado criava o Natal Luz para ser um atrativo turístico numa época do ano com baixo fluxo de visitantes na região. Acabou se tornando o principal atrativo.
A inspiração veio de uma pequena cidade alemã, Rotemburgo, onde o Natal está presente o ano todo. Reza a lenda (e a história), que a ideia foi trazida de lá pela família Hoppner, empreendedora na área de hotelaria em Gramado, e acolhida pelo poder público da época. Mas, principalmente, abraçada pela comunidade que participou ativamente e investiu recursos próprios para encher a cidade de decorações natalinas. Karen Dinnebier, diretora do arquivo público municipal iniciou um trabalho em 2018 para compilar e disponibilizar imagens da época. Para isso, convida moradores e visitantes a compartilhar fotos para um acervo comum que está sendo montado neste SITE.
SÃO PEDRO
A primeira edição ficou marcada. Previsto para ser lançado dia 20 de dezembro, o Natal Luz precisou ser adiado para o dia 27 por conta de fortes chuvas, “apesar de São Pedro ser o padroeiro da cidade”. Mas o brilho das luzes irradiou, o evento cresceu e gerou frutos. Dois anos depois surgia o Sonho de Natal de Canela. O Natal na região ganhou decorações criativas, desfiles temáticos, espetáculos teatrais e musicais, shows e muitas outras atrações. A Aldeia do Papai Noel fica aberta o ano todo. Em Canela, o bom velhinho é radical, com alpinistas vestidos de Papai Noel descendo do alto da torre de 65 metros de altura da Catedral de Pedra. Nova Petrópolis encanta turistas e moradores com a magia dos Globos de Neve no Natal no Jardim da Serra Gaúcha.
Com a pandemia, uma série de mudanças foram necessárias para comemorar o Natal em 2020. Tudo precisou ser repensado para que a arte e o encantamento de milhares de pessoas possam ser mantidos, desde que a saúde de todos esteja sempre em primeiro lugar.
Entre as adaptações está a chegada do Papai Noel online, espetáculos virtuais e uma programação artística pensada não apenas como um festejo, mas como uma reflexão de que estamos em busca da cura e da nossa saúde mental. Tudo para manter a magia do natal de uma forma criativa e cuidadora de si e dos outros.
Veja as programações dos maiores eventos dedicados ao Natal no Brasil em www.sonhodenatal.com.br e www.natalluzdegramado.com.br .