Bem-estar

30/12/2020 08h00

AH O MAR!

Ele traz felicidade, qualidade de vida e beneficia a saúde física e mental.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay/NBE
Pexels pixabay 533923  dig

Ah o mar!

Composta por mais de uma centena de microminerais, a água do mar não é só água e sal. Reúne um vasto leque de minerais e micronutrientes como o magnésio, cálcio, sódio, potássio e iodo. Basta um banho de água salgada para que haja a absorção desses minerais através da pele.

O contato com a água salgada reforça o sistema imunológico do corpo e auxilia no combate ao stress, ansiedade e depressão. Auxilia também no rejuvenescimento celular e no equilíbrio das reações bioquímicas do nosso organismo. As ondas dos oceanos criam íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.

Confira alguns benefícios de um agradável banho de mar.

Revigora o organismo 

O contato com a água fria é revigorante para o organismo, acelera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e desperta o sistema imunológico. 

A temperatura mais fria também atenua a sensação de esforço físico. 

Melhora o sistema imunológico 

Além do cloreto de sódio, outras diversas substâncias presentes na água salgada desenvolvem um funcionamento melhor das células.

O número de glóbulos vermelhos aumenta entre 5% e 20% após um mergulho. 

Por isso, a água do mar é um medicamento fantástico para pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, anemia ou altos níveis de açúcar no sangue. 

Combate stress, ansiedade e depressão

Pessoas que vivem uma vida estressante são aconselhadas a ir à praia para relaxar e usufruir das propriedades medicinais que compreendem todo o ambiente marinho. Devido à sua composição em magnésio, que possui ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade.

Estudos indicam que as atividades esportivas na água são as mais benéficas para combater a depressão. 

Visualmente, o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente.

Vias respiratórias

A inalação da solução de cloreto de sódio alivia a pressão da sinusite, reduz a tosse e diminui o muco nasal. É uma espécie de nebulização natural, pois como a água do mar é altamente rica em minerais que ajudam a hidratar e fluidificar as mucosas, é muito usada para aplicação nasal contra alergia, resfriados, gripes ou congestão nasal.

Melhora a Pele

Minerais como o sódio, potássio, iodo, zinco, silício e magnésio, são muito importantes para a regeneração celular e a hidratação da pele. 

Além disso, a água do mar tem uma ação desinfetante e antisséptica, muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase e da acne, funcionando ainda como um esfoliante natural, devido à presença do sal.

Auxilia a cicatrização 

A água do mar tem propriedades de cicatrização, seja contra dermatite, feridas ou inflamações na pele, ela auxilia no alívio e no tratamento. 

Por ser rica em sais minerais, como o sódio e o iodo, possui ações antissépticas e cicatrizantes na pele.

Saúde cardiovascular 

Cientistas identificaram propriedades benéficas na água do mar para a saúde cardiovascular. Além de reduzir a pressão arterial, os microminerais previnem a acumulação de gordura nas artérias. 

Melhora a circulação das pernas

As ondas do mar batendo levemente nas pernas promovem a vasoconstrição e o aumento da oxigenação de tecidos, o que melhora a circulação sanguínea, reduzindo o inchaço característico das pernas pesadas, um estímulo e uma massagem relaxante.

Caminhar na água é um poderoso exercício para os membros inferiores, pois ativa a funcionalidade das veias, aliviando a sensação de “pernas pesadas”. 

Energias positivas

Não é mistério pra ninguém que o sal é capaz de restaurar as energias e diminuir a carga negativa do corpo, auxiliando no rejuvenescimento celular e equilibrando as reações bioquímicas.

As ondas dos oceanos criam íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.

X