Família

21/07/2015 10h45

Constelação Familiar Sistêmica

Para que o amor volte a fluir

Por Vera Cyrineu

PeopleImages/IStock/NBE
Istock 000046740684large

Apenas uma pessoa da família é constelada e o benefício se estende a todo sistema familiar

Terapia breve, a Constelação Familiar Sistêmica é uma abordagem terapêutica que permite que o Amor que estava bloqueado possa fluir. Se na grande família - pais, filhos, avós, bisavós, trisavós, tios, antigos companheiros – alguém foi excluído por algum motivo ou também se houve algum luto não elaborado em uma das gerações, o Amor fica bloqueado e acontece o fenômeno da história se repetir em várias gerações.

Ex. a avó separou-se do marido aos 40 anos. A filha e a neta também se separam. O avô foi à falência. O pai e o neto também. Problemas de comportamento, questões de saúde física ou mental, questões profissionais ou financeiras, podem ter origem sistêmica, ou seja, a pessoa em questão, por lealdade e amor, inconscientemente repete a história de pessoas de outras gerações. É comum ouvirmos expressões como: “Tal pai, tal filho”, “É o avô esculpido”, “Tem a cabeça dura igual o tio fulano”.

Na Constelação reúne-se um grupo de pessoas, que podem ser desconhecidas entre si, e a pessoa que deseja ser constelada. Esta apresenta ao constelador o seu tema, a sua queixa, aquilo que a incomoda, em poucas palavras. Não é necessário se aprofundar na questão. De acordo com a questão do cliente, o terapeuta poderá pedir que escolha e posicione pessoas para representar alguns membros familiares. O Campo daquela família se apresenta e os representantes captam os movimentos, sentimentos e sensações dos representados. Através destas informações o terapeuta percebe qual a intervenção necessária para que se chegue a uma solução satisfatória para aquela família.

Apenas uma pessoa da família é constelada e o benefício se estende a todo sistema familiar. Os representantes e as demais pessoas presentes durante uma constelação, muitas vezes pegam “carona” na história daquele que constelou e também são beneficiados.

- - - - -

 

Vera Cyrineu é Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia, Constelações Familiares Sistêmicas, Terapia Corporal, Transdisciplinaridade em Saúde, Educação e Liderança, Reiki.

X