Saúde Integral

04/07/2016 09h00

Pinhão, a amêndoa do sul

Versátil, fonte de proteínas, minerais e vitaminas, é uma excelente opção para a estação mais fria do ano

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Pinh%c3%a3o

O pinhão é fonte de vitamina A, B1 e C, minerais como ferro, manganês, fósforo, cálcio e magnésio, além de proteína e óleo vegetal

Quem nunca comeu pinhão não sabe o que está perdendo. O pinhão é a semente da araucária, árvore símbolo do sul do Brasil, que infelizmente está em extinção, e combina muito com as baixas temperaturas, sendo um petisco tradicional do inverno. Deve ser comido cozido e pode integrar receitas deliciosas, doces e salgadas. Existem cerca de 20 diferentes espécies de pinha, que vem sendo consumidas como alimento desde o período Paleolítico.

O QUE QUE O PINHÃO TEM

O pinhão é fonte de vitamina A, B1 e C, minerais como ferro, manganês, fósforo, cálcio e magnésio, além de proteína e óleo vegetal. Tem propriedade antioxidante e seu consumo, segundo estudos, pode prevenir doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e atuar no controle do colesterol e do diabetes, além de fortalecer ossos e dentes. É calórico e rico em gordura, por isso deve ser consumido com moderação, de 6 a 10 unidades por dia. Confira alguns benefícios associados ao consumo de pinhão.

- Para perda de peso: Mesmo sendo rico em gorduras, pode ajudar na perda de peso, porque contém ácido pinoleico, um inibidor eficaz de apetite. Além disso, o ácido pinoleico desencadea a liberação de dois hormônios supressores de fome: colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).

- Para o sistema cardiovascular:  Os pinhões também contribuem para um coração saudável. Eles são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que têm sido associada com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Eles são também ricos em vitamina E,vitamina K, cobre, ferro e manganês, este são nutrientes que ajudam o sistema cardiovascular.

- Ricos em ferro: eles são uma grande fonte de ferro, que é um nutriente essencial para muitos processos do corpo.

- Anti-envelhecimento: Os antioxidantes presente nos pinhões retardam o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo.

- Para a saúde dos olhos: Os pinhões contêm luteína, um antioxidante que é crucial para a prevenção de doenças oculares, como a degeneração macular e catarata. Eles também contem vitamina A sob a forma de beta-caroteno.

- Fonte de energia: Quando você está se sentindo cansado ou desgastado, o pinhão pode lhe dar o impulso que você precisa, pois ele contém proteína e magnésio. Verificou-se que o magnésio contribui para melhorar os sintomas de fadiga e é também benéfico para a liberação da tensão muscular e cólicas.

Tá frio? É tempo de pinhão! Uma semente nutritiva que pode compor uma alimentação saudável e variada!

RECEITA

PINHÃO COM ALHO-PORÓ

Ingredientes:

- 1/2 kg de pinhão cozido e descascado

- 2 talos de alho-poró

- sal a gosto

- pimenta-do-reino a gosto

- 1 colher de sobremesa de lascas de gengibre

Modo de preparo:

- Rale os pinhões cozidos em ralo grosso.

- Em uma frigideira, adicione manteiga e coloque os pinhões ralados.

- Pique o alho-poró em fatias bem finas e acrescente à frigideira.

- Para finalizar, tempere com sal e pimenta-do-reino e acrescente as lascas de gengibre.

X